Seguidores

sexta-feira, 18 de março de 2011


Por Leonardo Félix

É impossível não indagar o porquê das catástrofes naturais. Episódios como o que ocorreu no Japão nesses últimos dias denuncia o quanto a ciência não pode confortar o coração. Dizer: “mais cedo ou mais tarde aquilo iria acontecer”, não conforta. Só nos amedronta. Diante da incapacidade científica de explicar o motivo que fez com que as placas tectônicas do Japão se movessem, muitos buscam uma explicação em Deus.

Não quero aqui racionalizar a situação. Afirmo a minha incapacidade de dar uma palavra final sobre o que motivou aquela catástrofe. O coração sente o quanto aquela situação põe em conflito a mente. Por que Deus permitiu? Onde ele estava? São tantos os porquês...

Uma coisa que nos conforta é a confiança de que temos um Deus que está no controle de tudo. Ele tem todos os nossos dias escritos em seu livro (Salmos, 139:16). Ele é o sustentador do universo (Hebreus, 1:3). Isso nos basta. Não é preciso que compreendamos a profundeza do seu ser para assim poder descansar em sua vontade. A fé tem o seu ponto cego. Em alguns momentos não entenderemos o que está acontecendo à nossa volta. Entretanto, isso não é motivo para desconfiarmos num Deus pessoal que está pronto a nos socorrer. 

Um Deus que caiba em nossa mente não pode ser o Javé da bíblia. O Senhor a quem servimos é infinito e nós somos finitos. Ele criou um abismo entre as nossas limitações racionais e a seus pensamentos mais profundos (Isaías, 55:9). A ignorância pode nos enredar para distante dele. Tentar explicar os fatos inexplicáveis só nos permitirá a loucura de quem rechaça a fé no Deus infinito em favor de uma razão absurda.

Alguns tentarão especular onde estava o Deus soberano quando o terremoto no Japão aconteceu. As explicações buscarão apoio na justiça, numa perspectiva escatológica, ou em posicionamentos  incrédulos como a do teísmo aberto: “Deus foi pego de surpresa” (kkkkk...) – caro leitor, não dar para não sorrir da loucura daqueles que pensam assim. Deus sempre esteve em seu trono de glória concretizando a sua sábia vontade entre nós. 

O que os nossos olhos podem ver nos leva a enxergar a nossa ignorância. O máximo que teremos serão relatórios sismográficos, e nada mais. Para que servem? Para tentar controlar a realidade, porém sem nunca controlar o motivo primeiro dos fatos. Deus não cabe num relatório científico. 

Ao invés de explicações bem elaboradas a Igreja do Senhor deve entender a oportunidade de ser misericórdia para os aflitos. Os que se foram deixaram famílias inteiras para serem consoladas; os que perderam suas casas precisam do conforto do lar daqueles que ainda possuem um teto. 

Catástrofes como a do Japão devem nos levar a humildade e a solidariedade. Primeiramente porque não temos uma explicação racional para o motivo delas; em segundo porque Deus nos comissionou em Cristo Jesus aos aflitos desse mundo. Portanto, ajudemos aos que nesse momento de aflição precisam de consolo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário