Seguidores

domingo, 5 de julho de 2009

Culto de ceia...

CEIA NA IGREJA...
Hoje estaremos celebrando o culto de ceia na igreja congregacional e voce meu amigo é nosso convidado especial, venha participe e aprenda o significado da ceia do senhor.
A IMPORTÂNCIA DA SANTA CEIA
TEXTO ÁUREO:
“Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice, anunciais a morte do Senhor, até que venha” (1 Co 11.26)
VERDADE PRÁTICA.
A Santa Ceia não é um mero símbolo; é um memorial da morte redentora de Cristo por nós e um alerta quanto a sua vinda.
INTRODUÇÃO.
Nesta lição iremos estudar a importância da Ceia do Senhor que mantém viva em nossa memória o sacrifício vicário de nosso Senhor Jesus (Memorial). Explicaremos os elementos da Ceia que representam o corpo e o sangue de Cristo e descobriremos que além de memorial ela é uma profecia, um momento de comunhão, de gratidão e auto análise. ”Examine-se, pois o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice” ( I Cor.11:28.)
I - A CEIA DO SENHOR: CONCEITOS E RECOMENDAÇÕES DIVERSAS.
1. Conceito É um rito distintivo da adoração cristã, instituído pelo Senhor Jesus á véspera de sua morte expiatória. Esta cerimônia foi realizada na presença dos discípulos mas intimamente ligados a ele. No entanto todos os cristãos participavam deste ato cristão. A Ceia é um momento de estrema comunhão entre os irmãos, momento esse: de harmonia, temor e reverência ao nosso Deus.
2. Recomendações acerca da Santa Ceia. No capítulo de I Cor. 11:25-29 o apóstolo Paulo informa aos coríntios os preceitos a seguir:• Beber em memória de mim : Paulo exorta o que o mestre ensinou acerca da morte de Jesus.(v.24)• Anuncio de sua morte na cruz: relembrando a sua morte .(v.26)• Examinar a si mesmo: Momento de auto exame de nossa vida espiritual diante da Ceia .(v.28)• Não Comer indignamente: Mostrando que precisamos discernir o corpo de Cristo, momento de reflexão(v.27)• Aguardar a sua volta: A promessa de sua volta é marcada neste memorial.(v.26)
II - A CELEBRAÇÃO DA CEIA DO SENHOR EM CORINTO.
Na Igreja de Corinto as pessoas comiam muito e tomavam muito vinho ao ponto de se embriagarem neste cerimonial. Havia uma desordem naquele momento de comunhão entre os irmãos. O apóstolo Paulo faz algumas recomendações como: os irmãos deveriam participar como um ato de reflexão, de um modo digno, com reverência “De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a Ceia do Senhor. Porque, comendo, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia; e assim um tem fome, e outro embriagase”. (I Cor.11:20,21), respeito devidos, fazer um auto exame antes de tomar o pão e beber o cálice. “Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do SENHOR.”(I Cor.11:29) Naquela época o apóstolo Paulo endereça comentários sobre a Ceia do Senhor, pois alguns comiam alimentos sacrificados a ídolos. “Portanto, meus amados, fugi da idolatria. Falo como a entendidos; julgai vós mesmos o que digo. Porventura o cálice de bênção, que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é porventura a comunhão do corpo de Cristo Porque nós, sendo muitos, somos um só pão e um só corpo, porque todos participamos do mesmo pão.” (I Cor. 10: 14-17).
III - OS ELEMENTOS DA SANTA CEIA.
Os elementos da Santa Ceia são : O pão e o Vinho por representarem respectivamente, o corpo e o sangue de Jesus.1. O pão - Simboliza o corpo de Cristo, representando o sacrifício de Cristo por nós (Jo 3:35). Naquela época o pão era considerado o alimento principal nas refeições. “E, quando comiam, Jesus tomou o pão, e abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo.” (Mt. 26:26). Comer o pão simboliza a participação nos benefícios trazidos pela morte de Cristo. 2. O vinho - Simboliza o seu sangue derramado na Cruz do calvário (I Pe. 1:18,19). “E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos; Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.” (Mt .26:27,28). A nova aliança instituída por Cristo é um pacto de sangue. Deus aceitou o sangue de Cristo. (H b. 9:14-24).I
V - LIÇÕES DOUTRINÁRIAS DA SANTA CEIA.
Destacaremos algumas lições ou ensinos doutrinários da ceia do Senhor até a volta de Jesus.1 . A Santa Ceia é um Mandamento do Senhor.Jesus ordenou duas vezes: “fazei isto em memória de Mim” (1Co.11.24-25) 2 . É um Memorial Divino.“Em memória de mim”(vv.24,25). É um memorial da morte do Cordeiro de Deus em nosso lugar (1 Pe 1.18,19; Jo 1.29). Como tal a Santa Ceia comemora algo já realizado (Lc 22.19). 3 . É uma profecia a respeito da volta de Jesus.“anunciais a morte do Senhor até que venha”(v.26). A Igreja ao estar celebrando a Ceia do Senhor, está também anunciando a todos a sua vinda. “E digo-vos que desde agora, não beberei deste fruto da vide até aquele Dia em que beba de novo conosco no Reino de meu Pai”(Mt 26.29). 4 . Deve ser precedida de auto-exame do participante.Trata-se do auto julgamento do cristão diante de Deus, quanto ao seu estado espiritual (v.31). Esse auto-exame deve ser feito com o auxílio do Espírito Santo e tendo a nossa consciência alinhada ás Escrituras. 5. Um discernimento espiritual.Participar da Ceia do senhor sem discernir “o corpo do Senhor” (v. 29), é ter os santos elementos da Ceia como coisas comuns, e não como emblemas do corpo e do sangue de Cristo. 6 . Ocasião propícia ao recebimento de bênçãos.“O cálice de bênçãos que abençoamos não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é, por ventura, a comunhão do corpo de Cristo?”(10.16). Portanto, me atrevo a dizer que não há hora mais propícia para que Deus derrame suas copiosas bênçãos sobre os seus filhos amados. A própria Escritura nos relata que houve milagres na preparação da primeira Ceia ( Lc 22. 10-13). 7. Um momento de gratidão a Deus.Na Ceia trazemos a memória o grande amor de Deus Pai ao entregar o seu próprio filho pra morrer em nosso lugar; o amor de Deus Filho ao aceitar dar a sua vida por nós e percebemos que não há amor maior que o amor de nosso deus. Na Ceia do Senhor todo crente deve ser agradecido “E tendo dado graças “ (v 24). Em todos os registros da Ceia vemos a ação de graças a Deus: 1 Co 11.24; Mt 26.27; Mc 14.23; Lc 22.19.8. É para os discípulos do Senhor. Lc 22.14, Jesus levou apenas os doze para a mesa da Páscoa, seguida da ceia do Senhor. Se a Ceia fosse para qualquer um, ele teria chamado a todos sem distinção. A Santa Ceia é para os santos em cristo Jesus. 9. Momento de profunda Adoração.É um momento de profunda devoção a Deus. “e tendo cantado um hino” (Mt 26.30). Como Jesus cantou à sombra da sua cruz, não podemos compreender e nem explicar! 10. Alimento espiritual.Devemos participar desse Santo Memorial convictos de que seremos alimentados espiritualmente. Jesus é o Pão da vida. 11. Condena a duplicidade religiosa.“não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios” (10.21). A Santa Ceia é incompatível com a duplicidade da vida espiritual do cristão (Sl 119.113; Mt 6.24; 2 Co 6.14).
V- A SANTA CEIA EM SUA CELEBRAÇÃO PODE SER CARACTERIZADA EM TRÊS MOMENTOS DISTINTOS:
1. Passado - É um memorial (Gr. Anamnesis; v.v 24-26; Luc. 22:19) da morte de Cristo no calvário, para redimir os crentes do pecado e da condenação. Através de sua morte podemos obter a remissão de nossos pecados. Também é um ato de ação de graças (Gr. Eucharistia) seu sacrifício por nós.2 . Presente - É um ato de comunhão (Gr. Koinonia) com Cristo e os demais membros do seu Corpo. ( I Cor.10:16,17). 3 . Futuro (profético)- É um antegozo do Reino futuro de Deus e do banquete messiânico futuro, quando então, todos os crentes estarão presentes com o Senhor (Mat. 8:11, 22:1-14; Mc. 14:25; Luc. 13:29;22:17,18:30).É importante observarmos também sobre a profecia da volta de Jesus.VI - CONCEITOS TEOLÓGICOS Os cristãos apontam 03 pontos a respeito o que Jesus disse no texto: ” E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.” I Cor. 11:24.• Alguns crêem que o pão é o próprio corpo de Cristo, e o vinho o sangue literalmente.(Transubstanciação) visão aderida pela Igreja Católica Romana. • Alguns crêem que o pão e o vinho permanecem inalterados, mas espiritualmente Cristo está presente no pão e no vinho. (Consubstanciação) Termo adotado pelos Luteranos.• Para outros o pão e o vinho há apenas uma simbologia do Corpo e do sangue de Cristo ( Ordenança). “E os discípulos fizeram como Jesus lhes ordenara, e prepararam a Páscoa.” (Mt. 26:19). 1 Transubstanciação -É o conceito de que na ministração da Santa Ceia o pão e o vinho após a oração é transformado literalmente no próprio corpo e sangue de Jesus. Este conceito foi adotado pelos católicos em 1215 e depois reafirmado no concilio de Trento em 1551.2. Consubstanciação -Este outro conceito ensinado por Lutero, mostra que: Cristo se une ás substancias do pão e do vinho,numa simbologia, porém os elementos do pão e do vinho estão presentes espiritualmente. Para este pensamento os elementos permanecem imutáveis. 3. Sacramento -É um juramento ou um ato de purificação da alma. Porém quem pode nos purificar é sangue de Jesus. (I Jo 1:6-7). É considerado rito religioso.4. Ordenança (Gr. Dikaiõna), esse termo na língua grega tem o significado de regulamento ou uma ordem, forma de ordenar algo por alguém. “Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz” (Ef. 2:15) . Nós adotamos este conceito. É um rito simbólico que põe em destaque as verdades centrais da fé cristã, e que é obrigação universal e pessoal. O batismo e a Ceia do Senhor são ritos que se tornaram ordenanças por ordem especifica de Cristo.
CONCLUSÃO.
A Santa Ceia do Senhor é um memorial instituído por Jesus aos seus discípulos, através do seu sacrifício vicário na Cruz do calvário levando-nos a reflexão de nossas vidas, em uma dimensão espiritual do passado, no presente ligando assim ao futuro na sua vinda. Na Igreja de Corinto as pessoas comiam demais, se embriagavam com vinho e faltava reverência neste ritual. O pão simboliza o corpo de Cristo, o vinho simboliza o sangue de Jesus derramado no calvário . Devemos nos apresentar diante do altar com um sentimento de reverência, respeito e compromisso com o Senhor Jesus que nos resgatou do pecado, garantindo assim a vida eterna. “Mas,se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado.” (I Jo 1:7).

LIÇÕES BÍBLICAS 2º semestre de 2009 . CPAD



Não esqueça que hoje teremos cachorro quente, venha participe do culto de ceia e contribui com a nossa Campanha. Agradece a UMEC.


Nenhum comentário:

Postar um comentário