Seguidores

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

O QUE AINDA FALTA?

ANGLICANO E VATICANO DÃO AS MÃOS A DARWIN

Em um artigo intitulado "A boa religião precisa da boa ciência", o reverendo Malcolm Brown, chefe de relações públicas da Igreja Anglicana, diz que a teoria da evolução de Charles Darwin foi mal compreendida e que erros foram cometidos na reação a ela. O artigo foi publicado no site da igreja anglicana como parte de uma série de textos sobre os 200 anos do nascimento de Darwin. Em 2009, serão celebrados os 150 anos da publicação de A Origem das Espécies.
A instituição considera que essa é uma oportunidade para "rever a relação entre Darwin, seus apoiadores e a igreja cristã". Um porta-voz da igreja anglicana disse que a posição do reverendo Malcolm Brown é uma "opinião pessoal" sobre a contribuição de Darwin para a ciência e não representa um pedido de desculpas oficial (Opinião e Notícia).

Esse é o tipo de notícia que interessa aos darwinistas. Razão? Coloca um grupo minoritáio em destaque e marginaliza a grande maioria dos cristãos. Neste outro texto (em inglês), um descendente de Darwin reconhece que a desculpa veio muito tarde, e serve somente para aliviar o peso de consciência de quem agora pede desculpas.

No mesmo dia em que esse pedido de desculpas anglicano veio a público, o Vaticano mais uma vez diz aceitar a teoria da evolução (embora não se desculpe com Darwin). Leia o texto publicado no UOL:

"O Vaticano disse nesta terça-feira que a teoria da evolução é compatível com a Bíblia, mas não planeja um pedido de desculpas póstumo a Charles Darwin pela fria recepção dada a ele há 150 anos. O arcebispo Gianfranco Ravasi, o ministro da Cultura do Vaticano, deu a declaração durante o anúncio de uma conferência de cientistas, teólogos e filósofos que acontecerá em Roma em março de 2009, marcando os 150 anos da publicação da obra A Origem das Espécies de Darwin.

"Igrejas cristãs são há muito tempo hostis a Darwin, pois sua teoria conflitava com a acepção bíblica da criação. ...
"O papa Pio 12 descreveu a evolução como uma abordagem válida do desenvolvimento humano em 1950 e o papa João Paulo II reiterou o fato em 1996. Mas Ravasi disse que o Vaticano não tinha a intenção de se desculpar por sua visão negativa anterior. 'Talvez devêssemos abandonar a idéia de emitir pedidos de desculpas como se a história fosse um tribunal que está eternamente em sessão', disse, acrescentando que as teorias de Darwin 'nunca foram condenadas pela Igreja Católica e nem seu livro havia sido banido'. ...

"A Igreja Católica não interpreta a acepção do Gênesis literalmente, dizendo que ela é uma alegoria para a maneira na qual Deus criou o mundo. Alguns outros cristãos, na maioria protestantes nos Estados Unidos, lêem o Gênesis literalmente e protestam contra o fato de a evolução ser ensinada em aulas de biologia em colégios públicos."
 

Um comentário:

  1. oi sou João Paulo aquele que fugiu, de casa. em Apodi no ano passado, estava olhando aqui, e resolvi agradeçer... boa noite, fica com Deus. meu msn:jp_gomes_2007@hotmail.com ....

    ResponderExcluir