Seguidores

sábado, 17 de julho de 2010

O QUE É AÇÃO SOCIAL?

Ação social.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Na sociologia, ação social refere-se a qualquer ação que leva em conta ações ou reações de outros indivíduos e é modificada se baseando nesses eventos.

O termo "ação social" foi introduzido por Max Weber, em sua obra Ensaios de Sociologia - Obra transcrita de seu discurso em um congresso na Universidade de Heidelberg. É um termo mais abrangente que o fenômeno social de Florian Znaniecki, posto que o indivíduo performando ações sociais não é passivo, mas (potencialmente) ativo e reativo.
Weber diferenciou alguns tipos de ações sociais:
  • Ações racionais (também conhecidas como racionais por valores, do alemão wertrational): ações tomadas com base nos valores do indivíduo, mas sem pensar nas consequências e muitas vezes sem considerar se os meios escolhidos são apropriados para atingi-lo.
  • Ações instrumentais (também conhecidas como ação por fins, do alemão zweckrational)): ações planejadas e tomadas após avaliado o fim em relação a outros fins, e após a consideração de vários meios (e consequências) para atingi-los. Um exemplo seria a maioria das transações econômicas
  • Ações afetivas (também conhecidas como ações emocionais, do alemão affektual)): ações tomadas devido às emoções do indivíduo, para expressar sentimentos pessoais. Como exemplos, comemorar após a vitória, chorar em um funeral seriam ações emocionais.
  • Ações tradicionais (do alemão traditional) : ações baseadas na tradição enraizada. Um exemplo seria relaxar nos domingos e colocar roupas mais leves. Algumas ações tradicionais podem se tornar um artefato cultural.
Na hierarquia sociológica, a ação social é mais avançada que o comportamento, ação e comportamento social, e é em sequência seguida por contatos sociais mais avançados, interação social e relação social.

 Bom, não sei se explicou muito ou suficiente, pois ouvimos tanto sobre trabalho social em meio a tantas estratégias usando o social e as atividades que esta palavra estar ligada. Porem sem se deter as motivações que nos leva ao social, uma trabalho bem feito e que traz uma contribuição social na comunidade todos podem ver, e em especial quando esse trabalho é feito sem maquiajem e mostrado numa rede mundial de comunicação a Internet. E em Felipe Guerra temos alguns desses trabalhos que alem serem divulgados tem desenvolvido sua ária de atuação e se fortalecido no trabalho, como; Associação Evengelica Beneficente Congregacional, Escolinha ADECAF, O trabalho de Ortaliza que estar sendo realizado no colégio do Estado António Francisco, e um outro trabalho social que vem ganhando espaço e mostrando como faz, tem cido o "PROGRAMA COMUNIDADE EM DEBATE" Com o nosso amigo (bacharel, ex-vereador) Joel Canela. Estamos falando de quem já escreveu parte da historia de Felipe Guerra com a sua vida publica e de seus familiares. Esse programa em especial tem conquistado os corações da comunidade de Santana e região, não só pela a pessoa de Joel, mais como ele vem trabalho, trazendo os seus ilustres convidados, debatendo assuntos pertinentes e no final faz a entrega de uma sexta básica a famílias carentes. Com a lista de convidados que já passaram por seu programa, nem precisamos dizer quantas famílias já, e tem sido beneficiadas. 

Por essa razão termino a minha fala sobre ação social parabenizando ao meu amigo Joel canela pelo o Trabalho.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário