Seguidores

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Em mossoró

IFRN é o segundo melhor do Brasil

JANAÍNA HOLANDA
Da Redação


Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia lideram a lista do Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado no último dia 8 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Dentre os 131 centros universitários analisados, os três primeiros lugares são federais. No topo do ranking aparece o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC).Em segundo e terceiro lugares estão o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Bambuí (MG). O IFRN obteve 366 pontos e nota 4, considerada ótima, segundo o padrão de qualidade do MEC. É a segunda vez que o instituto consegue esse desempenho.
A avaliação foi recebida com comemoração em Mossoró. "É um carimbo muito satisfatório porque mostra a qualidade do nosso ensino, e isso é bom não só para a instituição, mas principalmente para os nossos alunos", comentou o professor Clóvis Costa de Araújo, diretor geral do campus de Mossoró do Instituto Federal.Ele atribui o bom desempenho à dedicação dos professores e funcionários e do comprometimento dos gestores. O Instituto tem 33 turmas, sendo duas de educação superior. No caso das universidades, as melhores avaliações no Estado também ficaram com as instituições federais: a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), seguida da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Além de obter conceito 4, a UFRN conquistou o segundo melhor desempenho (338 pontos) da região Nordeste, perdendo apenas para a Universidade Federal de Pernambuco, que obteve 353 pontos. Em Mossoró, a melhor pontuação foi obtida pela Universidade Federal Rural do Semiárido. A instituição conquistou 261 pontos e conceito 3 - que também é considerado bom pelo MEC.A Universidade Potiguar (UnP) foi a segunda melhor avaliada em Mossoró, com 256 pontos e conceito 3. A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) teve a terceira melhor avaliação em Mossoró e a sétima da Região Nordeste, ficando à frente de outras seis instituições estaduais na região Nordeste.Para a pró-reitora de Ensino de Graduação (PROEG) Glaudionora da Silveira, o resultado refletiu principalmente a avaliação dos cursos de graduação."Tivemos uma excelente avaliação puxada principalmente pelos nossos cursos de graduação, já que a Uern tem doutorado e tem apenas três mestrados", disse a pró-reitora. Já, em relação às faculdades, a Faculdade Natalense para O Desenvolvimento do Rio Grande do Norte (FARN) obteve a melhor avaliação no Rio Grande do Norte, com 250 pontos e conceito 3.

Apenas 21 conquistam nota máximaEntre as duas mil instituições de ensino superior avaliadas no ano de 2008 pelo Ministério da Educação (MEC), apenas 21 obtiveram nota máxima no Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC). O indicador, que foi divulgado pela primeira vez no ano passado, atribui notas às faculdades e universidades, levando em consideração a qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação. De acordo com a pontuação, as instituições são classificadas em notas (faixas) que vão de 1 a 5.Entre as universidades com a maior avaliação (nota 5), 11 são públicas e dez privadas. A nota mais alta ficou com a Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE), do Rio de Janeiro, que é particular. O Instituto Tecnológico da Aeronáutica, que é federal, ficou com o segundo lugar, seguido pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP), estadual. A maioria das instituições obteve nota 3 - numa escala de 1 a 5 -, o que é considerado satisfatório. Entre as 206 instituições públicas, 151 tiveram notas iguais ou superiores a 3. Em último lugar no ranking (nota 1) está a Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió (FAMA), que é privada.
MOSSORÓ (RN), DOMINGO, 06/09/2009 (ATUALIZADO: 00:50hs)

Nenhum comentário:

Postar um comentário