Princípios para a música que glorifica a Deus. Texto: Colossenses 3:1-17
"Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração." Cl 3: 16
Dentre os dons que Deus concedeu à igreja, talvez nenhum tenha mais beleza e poder do que a música. Contudo, há muita confusão, insatisfação e polêmica nessa área; até igrejas divididas por causa da música. Por isso, há necessidade de equilíbrio bíblico. Temos preferências e gostos diferentes, mas devemos tomar cuidado para não deixarmos a opinião pessoal falar mais alto do que as Escrituras. A música deve ser vista como instrumento de Deus para a edificação da igreja.
O verso 16 do terceiro capítulo de Colossenses começa assim: "Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo ". Depois, descreve como a Palavra deve habitar ricamente em nós: "louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração". Não é apenas nos momentos devocionais, nas pregações e nos sermões dominicais, mas também é pela música cristã que somos instruídos e aconselhados pela Palavra de Deus!
I – A MUSICA CRISTA DEVE SER IMPACTANTE: "Habite ricamente"
Deve ser poderosa, a ponto de dominar nossa vida. O cristão deve ser "dominado" pela Palavra de Cristo. "Ricamente" significa totalmente, completamente, perfeitamente. Como? A música é uma das maneiras! Precisamos estimular o uso sábio da música cristã impactante para transmitir a Palavra de Cristo. "Habitar" significa ficar em casa, fazer uma moradia totalmente à vontade, abundante a ponto de transbordar ("ricamente"). Não há espaço para mediocridade, rimas fracas, melodias cansativas ou chavões evangélicos ultrapassados. Nossa música tem de ser forte, rica, capaz de encher o coração das pessoas. Para fazer a Palavra habitar ricamente em nós, a música deve ser memorável e memorizável.
Memorização das letrasAs músicas que cantamos são facilmente memorizadas e cantadas? Em algumas igrejas, tantas músicas novas são introduzidas a cada semana que as pessoas não conseguem aprender a letra, por outro lado há grupos que se conformam em cantar sempre os mesmos cânticos, demonstrando falta de interesse e despreparo. Estamos cercados de boa música, letra sagrada, bíblica, apropriada?
II – A MÚSICA CRISTÃ DEVE SER CRÍSTOCÊNTRICA: "a Palavra de Cristo"
Cristocêntrico é algo que tem Cristo como centro. A palavra de Jesus deve dominar nossa vida, e isso também acontece por meio da música, Cl 1: 15-19. A música crístocêntrica facilita uma vida crístocêntrica!
Música cristocêntricaNossas músicas focalizam a pessoa e a obra de Cristo? É cristocêntrica ou egocêntrica? Exalta Cristo ou o homem? É vitoriosa devido à obra de Cristo na cruz e em nossa vida ou se baseia no esforço próprio e na determinação?
Ill – A MÚSICA CRISTÃ DEVE SER DOUTRINÁRIA: "instruí-vos"
Pelo ministério de ensino e confrontação que a música pode oferecer-nos, podemos fazer a Palavra habitar em nós. A música deve ser usada como forma de instrução da Palavra. Há maneira melhor de memorizar a Palavra de Deus do que pela música? Esse poder continua até hoje: a música ungida é profunda e tem letra doutrinária. Ex. Hinos que reproduzem na integra o texto Bíblico.
IV – A MÚSICA CRISTÃ DEVE SER EXORTATIVA: "aconselhai-vos"
A palavra "aconselhar" transmite a ideia tanto de aconselhamento quanto de confrontação. A música precisa confrontar-nos e consolar-nos com a verdade. As traduções que temos perdem essa perspectiva, pois separam a frase "com salmos, e hinos, e cânticos espirituais" do seu contexto, que é "aconselhai-vos mutuamente". O autor do texto bíblico quer que exortemos uns aos outros com louvores! Efésios 5.19 deixa claro que é justamente pela música que temos um ministério comunitário de exortação: "Enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, hinos e cânticos espirituais".
V. A MÚSICA CRISTÃ DEVE SER VARIADA: "com salmos, e hinos, e cânticos espirituais"
A palavra "salmos" parece referir-se aos salmos da tradição judaica do Velho Testamento. Os "hinos" seriam os cantos de louvor tradicionais a Deus, e os "cânticos" poderiam até incluir músicas e melodias contemporâneas, mas que são escritas em instrumentos de glória a Deus pela boa letra "espiritual" ou "inspirada pelo Espírito". A ênfase dessas palavras está na riqueza das formas musicais pelas quais podemos gravar a Palavra no coração.
Bom sensoHá equilíbrio na forma musical adotada por nossa igreja, em nosso louvor? Conseguimos mesclar várias formas musicais ou ficamos presos a um único estilo: só hinos, só cânticos, só salmos? Somos tolerantes com as preferências dos outros? Discriminamos certos tipos de música com base em nosso gosto pessoal ou na Palavra de Deus?
VI. A MÚSICA CRISTÃ DEVER SER TEOCÊNTRICA: "louvando a Deus"
Devemos cantar para Deus. Ele é a "plateia" do nosso louvor; nosso alvo. Não usamos a música apenas para ensinar e exortar uns aos outros, mas também para expressar a nossa gratidão a Deus por tudo o que ele é e por tudo o que tem feito.
Coração transbordanteVocê canta com o coração cheio da graça de Deus? Você consegue perceber seu pecado e, ao mesmo tempo, confiar da infinita graça de Deus? Seu coração transborda de louvor?
VII. A MÚSICA CRISTÃ DEVE SURGIR DE CORAÇÕES INUNDADOS PELA GRAÇA DE DEUS: "com gratidão, em vosso coração"
A mensagem da cruz de Cristo e a mensagem da graça de Deus são inseparáveis. Essa é a nossa música! A mensagem do amor imerecido, incondicional, derramado sobre nós, pecadores, é sem igual nas religiões do mundo. Por isso, somos um povo que canta.
Devemos reconhecer que é a graça de Deus que nos torna gratos e nos faz cantar. Apenas pessoas que compreenderam sua condição pecadora diante de Deus e sentiram na pele o que significa receber o perdão total são capazes de cantar assim ao Senhor. A gratidão brota do interior do coração e transborda para toda a vida.
Continuemos a servir e exaltar nosso Deus, com todo nosso ser.
Missª Amanda Marla
(Esta lição é um resumo adaptado do estudo realizado pelo Pr. Davi Merkh e intitulado "O Poder da Música" encontrado em www.palavraefamilia.com.br.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário